Como manter o provedor funcionando durante a quarentena

Devido ao surto da doença Covid-19, todas as cidades brasileiras podem acabar entrando em isolamento social. Preparamos abaixo um plano de ação para manter seu provedor funcionando durante a crise. É importante tomar providências antes que seja tarde demais.

Se seu provedor recebe pagamentos exclusivamente em loja ou em domicílio, você vai ter uma dor de cabeça enorme com o fluxo de caixa, pois sua empresa terá dificuldade em receber pagamentos, o que a impossibilitará de pagar funcionários, link e demais fornecedores essenciais ao funcionamento do provedor.

Emissão de boletos bancários

Se você usa a modalidade Boleto Interno do Perficio, recomendamos fortemente que você comece a emitir boletos bancários o mais rápido possível, para que seus assinantes possam fazer pagamentos online, garantindo pelo menos uma parte dos seus recebimentos durante a crise, o que pode ser suficiente para manter seu provedor funcionando.

Porém, como o prazo é apertado demais, neste momento não é uma boa ideia procurar os bancos diretamente para abrir contas e fazer convênios de boleto bancário, pois eles demoram cerca de 15 dias para deixar tudo funcionando antes que você possa começar a emitir boletos.

A solução que recomendamos são os gateways de pagamento, ou seja, empresas que intermediam o pagamentos.

Também conhecidos como fintechs, os gateways de pagamento emitem os boletos bancários e recebem os pagamentos por você, acumulando esse dinheiro numa conta virtual em nome da sua empresa (também pode ser no seu CPF). Quando você quiser, pode transferir esse saldo para uma conta bancária comum.

O Perficio suporta integração direta com alguns gateways de pagamento de modo automatizado: ele emite os boletos bancários dentro dos gateways, que comunicam de volta quando os pagamentos são recebidos, permitindo que o Perficio faça a quitação dos clientes automaticamente.

Os gateways de pagamento suportados pelo Perficio são:

Nesses gateways de pagamento, a abertura de conta é um processo simples. Você acessa o site, faz o cadastro e envia fotos dos documentos necessários. Eles conferem a documentação e sua conta estará pronta para emitir boletos e receber pagamentos. Geralmente esse processo leva um dia útil.

Abra uma conta em um dos gateways listados acima, que são suportados pelo Perficio, e entre em contato conosco pelo WhatsApp para que façamos a configuração da integração para você, sem nenhum custo adicional.

É importante ressaltar que o pagamento via boleto bancário vai gerar tarifas no ato da compensação. Quando o cliente paga o boleto, você recebe o valor com a tarifa do boleto já descontada. Consulte os gateways para saber quais são as tarifas. Alguns deles disponibilizam a tabela de tarifas no site, antes mesmo de você se cadastrar.

Coleta de pagamentos em domicílio

Neste cenário de pandemia, é recomendável receber todos os pagamentos online para evitar contato físico com os clientes.

Porém, se não for possível ficar sem o recebimento em domicílio (e não estiver proibido na sua cidade), o operador, que vai até a casa do cliente, deve tomar as seguintes precauções para evitar a proliferação da doença:

  • O operador deve possuir equipamento de proteção individual (máscara) e álcool gel (ou álcool 70)
  • O operador deve manter uma distância segura do cliente, sem apertos de mão nem outra espécie de contato físico
  • Falar somente o necessário e passar o mínimo de tempo possível

Pagamentos com cartão

Conforme orientações da Organização Mundial de Saúde - OMS, as maquinetas de cartão de crédito são um vetor de contaminação, pois vários clientes digitam suas senhas no mesmo teclado e os operadores muitas vezes pegam no cartão do cliente.

Para prevenir a contaminação nas operações com cartão, recomendamos um protocolo de higiene ao receber o pagamento, conforme segue:

  1. O operador retira a maquineta e o álcool ou álcool gel.
  2. Diante do cliente, o operador higieniza as mãos e a maquineta rigorosamente.
  3. Segurando a maquineta com firmeza em uma mão, o operador orienta o cliente: "Por gentileza, insira seu cartão na maquineta sem tocar na minha mão."
  4. Com a outra mão, o operador seleciona a opção de crédito ou débito, digita o valor e pede ao cliente que digite a senha: "Por gentileza, digite sua senha sem tocar na minha mão".
  5. Aprovada a transação, o operador pede ao cliente que retire o cartão.
  6. Se houver impressão de cupom, é preferível que o cliente retire o cupom da maquineta, também sem tocar a mão do operador.
  7. O operador higieniza novamente a maquineta e as mãos antes de guardar o equipamento.
  8. O operador agradece pelo pagamento, orienta que o cliente lave as mãos e se despede.

Pagamentos em espécie

Segundo a OMS, O pagamento em espécie também deve ser evitado, mas se não for possível, deve-se também observar a higiene de forma rigorosa.

Após concluir o pagamento, passar troco e guardar o dinheiro, o operador deve higienizar rigorosamente as mãos e orientar ao cliente que também lave suas mãos.

Se houver assinatura de recibo, é importante que o operador use sua própria caneta.

Envio de mensagens e boletos por e-mail e SMS

O Perficio também suporta enviar automaticamente os boletos bancários para o e-mail do cliente. Além disso, é possível enviar mensagens SMS para o celular do cliente, tanto para lembrar do vencimento quanto para comunicar avisos em massa.

Para enviar e-mails pelo Perficio, você precisa configurar sua conta de e-mail dentro do nosso sistema. Procure nosso suporte técnico, que a gente ajuda com a configuração através de acesso remoto.

Para envio de SMS, você precisa contratar uma empresa que faça gateway de SMS. Existem várias operadoras neste segmento no Brasil. O Perficio possui integração nativa e homologada com as seguintes:

Após criar sua conta, entre em contato com nosso suporte para ajuda com a integração.

Conclusão

Este foi um guia informal e breve de ideias para manter seu fluxo de caixa funcionando durante o período de quarentena devido ao surto de Covid-19. É importante também que você olhe para as demais áreas do seu provedor (técnicos, comercial, loja, atendimento), pondere os riscos e implemente medidas de contingência para cuidar da segurança dos colaboradores e dos clientes a fim de encontrarmos a normalidade quando tudo isso passar.